Um caldinho sempre vai bem!

Hummmm….. sinto um cheirinho de comida feita com muito amor e carinho flainando pelo Dezoito…delícia…

Nesta noite de segunda-feira primeiro desse dezembro (que já veio com tudo) de 2014 começou o I Festival de Caldos de Eunápolis.

Em um post anterior fizemos a divulgação aqui no blog deste evento e comentamos sobre um dos objetivos que era promover os fazedores de caldo da cidade e também contar um pouco sobre a história deles.

O “I Festival de Caldos de Eunápolis: Cantos, caldos e contos” tem o intuito de divulgar a história da cidade de Eunápolis, suas personalidades através da sua culinária representada por caldos, promovendo assim a cultura gastronômica criada e recriada dentro de casa para a comida de rua.

O festival está sendo organizado pelas Girls Sem Fronteiras (VI Semestre) sob a orientação da professora Renata Coppieters e teve como público, estudantes e professores da Uneb e comunidade Eunapolitana, além dos convidados especiais da noite.

Nesta ocasião, então, foram reunidos alguns dos empreendedores mais tradicionais de caldos da cidade e cada um pode contar um pouco de sua história.

Estiveram presentes expondo suas histórias e caldos os donos dos estabelecimentos: Rainha do Caldo, Caldo mania Grill, NB Caldos e Cia e Santana Caldos.

Com relatos descontraídos alguns deles, arrancando sorrisos dos ouvintes, relataram sobre as dificuldades que tiveram no início de seus negócios. Muitos não sendo de Eunápolis vieram de outras cidades do Estado para cá jovens sobrevivendo a partir de outras fontes de renda até encontrarem no caldo uma ótima oportunidade de sustento familiar. Esses relatos também foram expostos em banners em espaço reservado.

E lógico, ninguém poderia ficar de água na boca 😉

Deu-se início à degustação dos caldos. O público pôde experimentar seis sabores diferentes. O Que chamou a atenção de alguns presentes foi o nome nada convencional de um dos sabores, o famoso “tixe”. Sua criadora relatou que este é o caldo mais procurado de seu estabelecimento justamente por conta da curiosidade que desperta nas pessoas ao ver no menu ou ouvir alguém comentar sobre a delícia que é o seu caldo. Além deste, as pessoas provaram também os mais comuns como: Caldos de frango, mariscos, camarão, vaca atolada, calabresa.

O festival continua! Saindo dos limites do campus Dezoito acontecerá a cada dia em um estabelecimento diferente.

Siga a programação abaixo e apareça para ter novamente o prazer de se aquecer e sentir o sabor acolhedor que tem os pratos desses micro-empreendedores com muita história pra contar e carinho para dar a cada cliente.

Siga a programação!

Siga a programação!


Texto: Thiago B Lima

Fotos: Thiago B Lima

6 comentários sobre “Um caldinho sempre vai bem!

  1. Pingback: TURISMO 2014: muitas coisas para celebrar!!! | Turismo Em Cri – A- ç ão

Deixe um comentário