DEZOITO Sustentável

O projeto DEZOITO Sustentável foi desenvolvido pelo grupo Girls em (Cri)ação composto pelas estudantes do VI Semestre do curso de Turismo da UNEB – Campus XVIII (Aniele Silva, Argleide Oliveira, Aurenilza Colares e Janai Serra) que soma forças a outros projetos em andamento da instituição para o almejado CAMPUS SUSTENTÁVEL.

dezoito SustentávelA proposta tem o objetivo de promover ações sustentáveis no Campus que possibilitem a construção de um novo modelo de cultura institucional, visando a importância da sustentabilidade para a Universidade e para o município de Eunápolis-Ba. A atividade faz parte de um sonho coletivo que nasceu a partir da experimentação com o método Dragon Dreaming (DD), que foi compartilhado pela facilitadora Raquel Davi, na oficina introdutória realizada na UNEB no mês de setembro do presente ano, com o incentivo da Professora Mayne Santos.

Este projeto surgiu, pois o grupo acredita que a Universidade contemporânea deve ser o espaço da (re)invenção criativa, um laboratório de ideias que nos libertem dos dogmas que insistem em retroalimentar um modelo decadente de ensino aprendizagem e acima de tudo, de convivência. Uma Universidade que utilize a sustentabilidade como preceito neste campo amplo e inovador, terá como princípio ético a construção de um mundo onde tudo o que se faça, onde quer que estejamos, considere os limites dos ecossistemas, a capacidade de suporte de um planeta onde os recursos são finitos, aflorando a percepção do “ser pensante”.

O projeto busca a interação da comunidade interna e externa, conscientizando sobre a importância do reciclar, reduzir e reutilizar. Participarão do projeto crianças, jovens, adultos e idosos, para atingir este público serão promovidas palestras de sensibilização na comunidade, serão promovidas oficinas de produção de brinquedos de sucata e resíduos sólidos, horta suspensa e artesanatos. Ainda, será iniciada o experimento de coleta seletiva dentro do campus em parceria com catadores de materiais recicláveis e a comunidade acadêmica.

No segundo semestre de 2014 realizou-se um aprofundamento do grupo e a construção do projeto escrito. Espera-se que estas ações saiam do papel no próximo semestre letivo (2015.1), com a colaboração de professores que já possuem experiência com projetos de extensão e ações deste modelo como a professora Thaís Vinhas e com o NUPE sob Coordenação de Juliana Alves. Contudo, para o grupo o projeto já iniciou a partir do momento simbólico em que o grupo participou de um plantio em setembro de 2014.

plantio da laranja ornamental


Este post é uma colaboração em equipe das discentes do sexto semestre de Turismo:

Aurenilza Colares, Aniele Silva, Argleide Oliveira, Janai Serra, Wimille Santos.

Revisão: Thiago B Lima

Deixe um comentário