Campus Sustentável

O conceito de sustentabilidade repousa sobre os discursos das mais diferenciadas áreas do conhecimento, campo de trabalho, mídias e outros meios.

Tem sido adotado como filosofia em empresas que até fazem disso um meio de valorizar seu produto entre os consumidores que cada dia mais antenados sobre estas tendências “verdes” passam a valorizar mais produtos produzidos com o cuidado da manutenção dos recursos naturais do planeta.

Então você pergunta o porquê de um campus sustentável :/

Segundo o Relatório de Brundtland(1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

Localizado na cidade de Eunápolis, extremo-sul baiano,  nosso querido Campus Dezoito (apenas Dezoito para os mais íntimos) nos fornece um espaço envolto por uma atmosfera bem verde. Até porque estamos numa área com fragmentos de Mata Atlântica

Costumamos dizer que não temos “relações de corredores”, pelo simples fato de que a única coisa que liga uma sala à outra sala é o meio externo, o céu, o jardim.  Sim, não temos corredores ligando os espaços.

 

DSC04423

Convivência longe dos corredores

Seguindo o princípio de que quem tem corredor cuide do seu corredor e quem tem o jardim cuide do seu jardim… surge outra demanda. Por que não um campus sustentável? 😀

Esta proposta vem surgindo através da turma de Turismo do VI semestre, uma turma só de garotas que se interessaram muito pela temática e desde então passaram a adotar e repassar boas práticas. Paulatinamente estão sendo construídos coletivamente novos hábitos simples, mas significativos. A ideia do “traga sua caneca” está fazendo parte da rotina do curso e reduz drasticamente o uso de copos descartáveis tão agressivos ao meio ambiente. Mas de acordo com a proposta das garotas “esta é uma prática que deve ser levada aos outros cursos e para a comunidade eunapolitana. Em outras palavras, o discurso tem que virar ação.

10636254_704348979648395_8076371982309633801_n

Traga sua caneca

A proposta procura intervir no espaço do campus, preservando os espaços de convivência, plantando árvores nativas da Mata Atlântica, também árvores frutíferas que atrairão pássaros e outros animais, alertando para o consumo consciente de energia, entre outras práticas que tendem a se multiplicar e transpor os limites invisíveis entre a Universidade e a comunidade.

 

Um comentário sobre “Campus Sustentável

Deixe um comentário