Samba de Roda Raízes de Angola – Projeto Viver Cultura

O Projeto Viver Cultura da cidade de Eunápolis apresentou em 24 de Outubro de 2015 a oficina do Samba de Roda tendo como convidados especiais o Grupo Raízes de Angola de São Francisco do Conde da Bahia.

O Samba de Roda Raízes de Angola, nasceu na Cidade de São Francisco do Conde – Ba, surgiu em 08 de Março de 2002, após algumas reuniões, onde comentava-se da necessidade de criar um novo grupo de samba, que houvesse a participação popular, e o mesmo foi denominado “Samba Chula”, que obedecem a certas regras e tradições próprias, não permitindo a participação masculina na roda de samba. Diante desta decisão nasceu a expressão da cultura popular de São Francisco do Conde, com características contagiantes, formado por uma classe de músicos que tocam diversos instrumentos como cavaquinho, bandolim, pandeiro, afunxê, marcação, agogô, atabaque e tamborim, além das sambadeiras que cantam e dançam o autêntico e verdadeiro Samba de Roda do Recôncavo Baiano.

O grupo mantém uma tradição de preservação cultural, cantando chulas de caboclo, num clima festivo, mantendo assim o seu jeito particular de sambar, com movimentos graciosos numa expressão singular.


Texto e Vídeo:  Aldilene Santos e Lucimara Castro.

 

Deixe um comentário